domingo, 4 de maio de 2014

Vinhos brasileiros ocupam cartas de 400 restaurantes no Brasil

> Chegou a hora de encher as taças de vinhos brasileiros em
restaurantes de todo o país
Um antigo sonho dos vinhos brasileiros acaba de se tornar realidade. Até o dia 18 de maio – e até o final do mês em alguns estados, como Rio Grande do Sul, Espírito Santo, Tocantins Distrito Federal e Minas Gerais – cerca de 400 restaurantes servirão rótulos verde-amarelos de 54 vinícolas para seus clientes. A avalanche de vinhos nacionais em restaurantes foi viabilizada pelo Ibravin, que fechou uma parceria com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel). O acordo vem sendo alinhavado há três anos e agora sai do projeto à realidade, graças à Copa do Mundo. O maior desafio, contudo, será manter os rótulos depois da maior competição de futebol do planeta, que movimentará o país até o início de julho.

A presença dos vinhos brasileiros nos restaurantes acontece no embalo da programação do 9º Festival Brasil Sabor, o maior festival gastronômico do mundo. Dos mil estabelecimentos que participam da ação, 40% manifestaram interesse em ampliar a presença dos vinhos brasileiros nas suas cartas e adeririam, voluntariamente, à iniciativa. É uma taxa de sucesso incrível e histórica. Muitas pessoas trabalharam para isso, mas cabe destacar o envolvimento de muitos profissionais em quatro nomes: Diego Bertolini (gerente de Promoção do Ibravin), Pedro Hoffmann (presidente do Conselho de Administração Nacional da Abrasel), Paulo Solmucci (Presidente Executiv da Abrasil Nacional) e Pedro Melo (Diretor Comercial da Avbrasel).

O slogan do evento, que ocorre em 22 estados e no Distrito Federal é “O Brasil Inteiro Pedindo Mais Um” e faz alusão às refeições com apelo na culinária local e, nesta edição, aos vinhos elaborados no país.

> De 1.000 restaurantes integrantes do 9º Festival Brasil Sabor,
cerca de 400 colocaram vinhos brasileiros em suas cartas 
O trabalho conjunto entre Ibravin e Abrasel cresce a cada ano. Mas esta ação é emblemática, pelo número de restaurantes e vinícolas envolvidas. Um dos maiores problemas enfrentados pelos vinhos brasileiros é o baixo volume de vendas no canal on trade. “O principal desafio é aproximar os brasileiros da cultura do vinho, além de ser uma excelente oportunidade para as vinícolas ampliarem mercado e aumentar o sortimento nas cartas dos bares e restaurantes às vésperas da Copa do Mundo”, observa Bertolini.


Para o presidente da Abrasel, Paulo Solmucci Junior, o festival é uma grande vitrine para a gastronomia e para os vinhos brasileiros. “O Brasil Sabor valoriza o uso de ingredientes locais e tem como objetivo ser palco de memoráveis experiências para os consumidores reunidos em torno de uma boa refeição. Para os donos de restaurantes é a oportunidade de encantar os clientes habituais e atrair os novos. Todos saem ganhando”, comemora.


No Rio Grande do Sul, o Brasil Sabor acontece em estabelecimentos de Porto Alegre, Gramado e Canela com 29 bares, pubs e restaurantes engajados. Organizado pela regional da Abrasel-RS, o festival desafia bares e restaurantes a prepararem pratos especiais, sempre com alguma promoção.
> Um dos maiores problemas enfrentados pelos vinhos brasileiros é o baixo volume
de vendas no canal on trade. Brasil a Gosto, em SP, é uma exceção
Concurso Cultural        
Os clientes que frequentarem os restaurantes participantes do Brasil Sabor este ano podem concorrer a cinco viagens com acompanhante para a Serra Gaúcha. A premiação é oferecida pelo Ibravin por meio do concurso Cultural “Beba com descontração – Ganhe Viagens para a Serra Gaúcha”.


A plataforma do concurso poderá ser acessada no site www.bebacomdescontracao.com.br. A campanha também será divulgada em 250 lojas e 19 redes de supermercados, até o dia 1º de julho.   


Os participantes deverão escrever uma frase que responda a pergunta: o que é para você beber com descontração os vinhos do Brasil? Após, deve selecionar uma foto de uma lista pré-determinada que ilustre a frase criada. Os melhores conjuntos de frase e foto serão avaliados ao final do concurso por uma comissão julgadora e as cinco vencedoras serão premiadas com viagens com acompanhante para a Serra Gaúcha, hospedagem, passeios turísticos, visitas a vinícolas e almoços e jantares harmonizados.         

Mais informações no site www.brasilsabor.com.br.               

Um comentário: