sábado, 3 de maio de 2014

La Posta de Vaimaca resgata culinária Charrúa no Uruguai

> "Aqui os únicos que voam são os pássaros",
diz a placa (clique na imagem para aumentar)
em Pueblo Éden, próximo a Punta del Este
“Ande devagar, não voe”. Este é o aviso de boas-vindas na localidade com nome de paraíso, Pueblo Éden, a 40 Km de Punta del Este, na Costa Sul do Uruguai. Adepta do estilo “slow town”, o povoado tem velocidade permitida de 30 Km. Mais adiante, outra placa adverte: “aqui os únicos que voam são os pássaros”.

É neste ambiente que está instalado um restaurante de comida caseira inspirado na cultura Charrúa – La Posta de Vaimaca. O patriarca da família proprietária do restaurante, Hugo Marrero, explica que a ideia é buscar as raízes, resgatando receitas de avós, tios e de moradores da região. “Queremos uma cozinha mais natural possível”, diz ele. No menu, o cordeiro é a estrela, em vários cortes e opções. As carnes são assadas em um rústico forno à lenha. 

> Família Marrero resgata culinária Charrúa e faz sucesso com cardápio baseado em ingredientes naturais
A batata e a massa (de produção própria) são feitas no fogão à lenha, a poucos metros dos fregueses. A cozinha, tal qual as mais modernas de hoje, é totalmente visível, mas sem vidros. O calor do fogo e da gente se mistura no salão. 

A esposa de Marrero, Maria Inês Nuñes, revela que o segredo do sucesso do restaurante é a matéria-prima fresca, com origem no próprio local ou na vizinhança. O cordeiro é abatido num dia e consumido no outro, sem ser resfriado. Como não poderia ser diferente, o restaurante privilegia os vinhos locais – da Bodega Alto de la Ballena – além de cervejas uruguaias.

Há 11 anos atraindo turistas europeus e brasileiros, La Posta de Vaimaca tem como principal tempero o amor em cozinhar. De um jeito simples, com muita energia e sabor.

Confira, abaixo, imagens do restaurante La Posta de Vaimaca.











Um comentário: